top of page
Laranja Sanguínea Mostarda Preto Branco Minimalista e Brilhante Aniversário Festa Virtual
Despertar para a Autonomia: Bem-vindo

CURSOS

Em parceria com a Petrobras a Associação Vovô Vitorino está realizando o Projeto Despertar para a Autonomia, que tem como objetivo principal qualificar jovens e adultos das comunidades do Tatuquara e Thomaz Coelho afim de gerar renda.

Conheça todos os cursos disponíveis para cada região.

PREPARAÇÃO DE SALGADOS

O curso foi realizado durante a semana do dia 14 à 18 de fevereiro, formamos 16 mulheres do bairro Tatuquara na preparação de Salgados Fritos e Assados, com a certificação SENAC algumas das participantes já conseguiram emprego na área e outras estão produzindo e empreendendo de forma autônoma.

Espelho.jpg
WhatsApp Image 2022-03-30 at 11.25.15.jpeg

PIZZAIOLO PROFISSIONAL

O Curso de Pizzaiolo Profissional iniciou dia 21 de fevereiro e tem duração de 4 meses, a mentoria é completa desde a teoria, empreendimento, boas práticas até a preparação de massas e recheios na prática, neste curso estamos formando 16 homens e mulheres da região Tatuquara.

MARIDAS DE ALUGUEL

Curso de Pequenos Reparos Gerais, Hidráulica, Elétrica e introdução à Construção Civil, exclusivo para mulheres do bairro Tatuquara. Essa preparação tem o objetivo de qualificar e inserir as mulheres no mercado de trabalho que hoje, é predominantemente masculino. Após o curso a proposta prevê um Mutirão para reparos nas casas de famílias em situação de vulnerabilidade social da comunidade.

WhatsApp Image 2022-02-23 at 16.55.09.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-06 at 2.25.52 PM.jpeg

ARTESANATO DE BONECAS DE PANO

As oficinas de artesanato são realizadas nas terças e quintas-feiras pela Artesã Sirlene Rodrigues. As bonecas são se sua própria autoria e seu corpo são confeccionados com material reciclado e é o único material solicitado aos participantes, um frasco de leite fermentado pequeno, os membros são de pano e seu cabelo de lã.
Até o momento foram formadas 45 alunas, 15 da primeira turma realizada no mês de maio de 2022 na Sede da Associação Vovô Vitorino 15 da 2º turma na Igreja Quadrangular da vila Janaina, também no Tatuquara e outras 15 no bairro Thomaz Coelho em Araucária.

MANICURE E PEDICURE

O curso básico em Manicure e Pedicure foram realizadas 3 turmas de 12 alunos cada, as turmas foram divididas entre os bairros Tatuquara e Thomaz Coelho, o curso foi  realizado no SENAC e contou com materiais e transporte gratuito para todas as turmas.
Foi um sucesso e já temos aulas gereando renda na área.

WhatsApp Image 2023-02-06 at 2.24.47 PM.jpeg
WhatsApp Image 2022-06-20 at 11.12.24.jpeg

ALONGAMENTO DE CÍLIOS

A primeira turma do curso de Alongamento de Cílios foi exclusiva para os moradores do bairro Thomaz Coelho, realizada em abril de 2022 e formou 10 alunas, dessas já temos 3 trabalhando de forma autônoma, cumprindo o objetivo do projeto de capacitar afim de gerar renda. A segunda turma será em setembro de 2022 para os moradores do Tatuquara, as inscrições abrem 01 de agosto.

DESIGN DE SOBRANCELHA E HENNA

Modelagem para sobrancelha e henna foi um curso de sucesso realizado em Junho/2022, a primeira turma foi exclusiva para moradores Thomaz Coelho e formou 12 mulheres na área. A segunda turma terá início em setembro de 2022, as inscrições abrem 01 de agosto e os participantes deverão residir no bairro Tatuquara.

WhatsApp Image 2022-06-07 at 21.36.35.jpeg
WhatsApp Image 2023-02-06 at 2.15.13 PM.jpeg

DESIGN DE SOBRANCELHA E HENNA

Encerrou dia 20/09 a terceira turma do curso de Design de Sobrancelha e Henna, uma ação do Projeto Despertar para a Autonomia, realizado pela Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino em parceria com a Petrobras.
Com muita alegria, formamos 12 alunas moradoras do bairro Tatuquara. Todas demonstraram muita dedicação durante o curso.

ALONGAMENTO DE CÍLIOS

No dia 16/09, tivemos o encerramento da 2ª turma de Alongamento de Cílios do Projeto Despertar para a Autonomia. Essa turma foi exclusiva para moradores do bairro Tatuquara e formou 10 meninas na área.

WhatsApp Image 2023-02-06 at 2.16.02 PM (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-02-06 at 2.16.51 PM.jpeg

FORMATURA COLETIVA DO PROJETO DESPERTAR PARA A AUTONOMIA

Dia 01 de setembro de 2022 tivemos a Formatura Coletiva do Projeto Despertar para a
Autonomia, o evento foi realizado na Capela São José no bairro Thomaz Coelho e formou 5
turmas, sendo Assistente Administrativo, Design de Sobrancelha II, Barbeiro, Manicure e
Pedicure II e Artesanato em Bonecas de Pano III. Pudemos contar com o apoio da Mondelez para
a distribuição de chocolates durante o evento e também com a presença do Marcelo Ferraz -
Administrador da Regional Tatuquara, Cintia Auman – Coordenadora da FAS, Adriana Ceni –
Representando a REPAR, Luciano Costa e Daniel Morozowski – Representando a Faculdade
SENAC.

Entre em contato para mais informações sobre nossas próximas atividades.

Despertar para a Autonomia: Atividades
Despertar para a Autonomia: Instagram
bottom of page