top of page

 ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA VOVÔ VITORINO

Há 28 anos transformando um sonho em realidade.

Marca_Vovo_PNG

A história da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, teve início com o Sr. Vitorino Xavier em 1992. Após um acidente trágico, sua família deu continuidade ao trabalho, do qual até então ninguém tinha conhecimento.
Em 1993, Maria Julia Xavier formou-se em Serviço Social pela PUC-PR, e no dia 18/09/1994 a Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino foi registrada, e continuou o trabalho com crianças da Educação Infantil. No decorrer dos anos a instituição expandiu-se e começou a atender adolescentes durante o contra turno escolar. Na época, a Associação se mantinha somente com o auxílio dos pais, comunidade e a empresa La Violetera, a qual oferecia o almoço para as crianças da Educação Infantil. Essa parceria se mantém até hoje.
Em 2006 iniciou-se o Projeto Reciclar é Viver, beneficiando inúmeras famílias de toda a comunidade, e foi amplamente divulgado na Globo, no programa Ação, apresentado na época por Serginho Groisman. Em 3 anos de realização já foi premiado, e a partir de então só se expandiu. O Projeto consiste em realizar a troca de materiais recicláveis por alimentos não perecíveis. Em parceria com a J.V Comércio de Sucatas, o depósito se dispõe a ir até os locais de realização do projeto fazer a pesagem do material dos participantes. Esse valor é entregue ao beneficiário em uma ficha e o mesmo pode fazer a troca do valor no mercado Itinerante, que desde 2010 fica dentro de uma Kombi, para melhor atender outras comunidades.
Entre 2010 e 2012, a Associação recebeu, através da seleção pública regional, o patrocínio da Petrobras Integração Comunidades com o Projeto Qualificação Profissional - Maximizando a Qualidade de Vida. Este projeto causou um grande impacto na comunidade, pois implantamos 17 cursos de qualificação profissional em diversas áreas, tais como: indústria, comércio, serviços administrativos e idiomas. Atendemos neste período 334 pessoas do Bairro Tatuquara, e destes, mais de 80% foram inseridos no mercado de trabalho.
Em 2015, através da seleção pública regional, a Associação recebeu o patrocínio da Petrobras para o Projeto Interação Jovem, com 449 participantes em 12 oficinas temáticas. E em 2018 foi feita uma renovação contratual, onde este Projeto recebeu sua segunda versão, denominado, Projeto Interação Jovem 2.0.
Em 2011 o Instituto Coca-Cola Brasil, em parceria com a Instituição, iniciou o curso Coletivo Jovem. Essa oferta foi pioneira em nossa Associação, e atende 120 jovens de 16 a 24 anos, oferecendo curso de varejo e preparação para o mercado de Trabalho, seguindo trilhas de marketing e vendas, comunicação e produção de eventos. Inteiramente gratuito, o curso já beneficiou centenas de jovens no bairro e inseriu muitos destes no mercado de trabalho.
Durante todos esses anos a Associação formou parcerias com diversas empresas, sendo elas: Peróxidos do Brasil, Hinode, Mondellez, Master Sul, Budel Transporte, entre outras, concretizando sua credibilidade e eficiência.

História: Sobre
bottom of page